terça-feira, setembro 06, 2005

Imagens do Inconsciente

Hoje fui comprar os ingressos pro Mawaca no sábado e a balconista já foi me dando entrada para a um dos filmes da Mostra Leon Hirszman. De graça até injeção na testa então fui ver sem saber o que esperar. Assisti ao terceiro episódio do documentário Imagens do Inconsciente cujo título é A barca do Sol - Carlos Pertuis (Filho de imigrantes franceses, Carlos Pertuis (1910-1977) foi internado aos 29 anos quando teve uma visão cósmica do “planetário de Deus”. Algumas pinturas que produziu durante as internações foram analisadas por Jung no II Congresso de Psiquiatria, realizado na Suíça em 1957 ) representações Dionísicas, referências a Mitra e a Deusa-Mãe primordial numa linguagem quase-técnica e um rítmo mais lento que tartaruga. O assunto salva o documentário. Falta um pouco de dinamismo, edição e imaginação. Pude ouvir que no fundo do cinema alguém dormiu e pra falar a verdade quase segui o exemplo. O Inconsciente Coletivo de Jung é aplicado as imagens pintadas por Carlos Pertuis no Ateliê de Pintura e Modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro (atual Museu de Imagens do Inconsciente). O assunto é extremamente interessante e gostaria de me aprofundar mas estou um pouco lotado de coisas pra fazer no momento.

Nenhum comentário: