domingo, julho 29, 2007

parcialidade

Poucos dias atrás a seleção brasileira de futebol ganhou a copa américa em cima da favorita argentina. No mesmo instante a massa esqueceu o futebol medíocre apresentado pela seleção e comemoraram (não muito, eu não ouvi fogos por aqui). Esqueceram as críticas e análises e tudo o mais e se fixaram apenas no final cômodo e feliz.

Um outro exemplo do que eu quero tentar falar... quando um fumante morre de câncer do pulmão nunca lembra-se de que milhares de outros fumantes não morreram, ou se morreram, não foi por causa do cigarro.

Essa atitude de cada um, mas que é igual para todos, a massa inteira, é reconfortante. Pensar igual ao próximo, fazer parte de um todo confirma a nossa participação na mente coletiva e economiza os neurônios que queimariam ao questionar os axiomas do dia-adia.

Quem sabe essa atitude de parcialidade com a opinião da massa não esteja gravada no gene. Um primata bípede da áfrica milhões de anos atrás não preferiria migrar com o grupo pois todos concordariam inconscientemente que ir para o norte é o certo. A mesma coisa.

E com certeza hoje ou ontem, quem pensasse diferente disso seria marginalizado e deixado pra trás para os tigres-dente-de-sabre.

Uhm... acho que já posso ouvir o tigre se aproximando.

Nenhum comentário: